O colar com pingente é um acessório bastante versátil que possibilita a quem o usa variar seu complemento à vontade. Ou seja, em uma única corrente você pode acrescentar diversos pingentes ou trocá-los quando desejar.
Além disso, as possibilidades são inúmeras e existem colares para diferentes gostos e ocasiões. Indo desde aqueles para uso mais formais, como outros para o dia-a-dia.
Considerado então, uma ótima opção de presente. Eles são usados tantos por mulheres, quanto por homens sempre atendendo ao estilo e características de cada um!
Quero mostrar então, algumas das opções que mais fazem sucesso, como escolher e dicas de uso. Para que você acerte no presente ou para montar seus próprios looks.
Tradição Do Colar Com Pingente
Colar é uma palavra que deriva do latim, conhecida como “collum” e significa pescoço. Apesar não existir uma data correta para o surgimento desse acessório, ele está presente na história desde a antiguidade.
Por vezes, o pingente para colar era confeccionado simplesmente como uma peça que destaca a beleza natural de uma pessoa. Enquanto em outros casos, demonstrava seu:
- Poder;
- Status;
- Nível hierárquico;
- Riquezas;
- Influência;
- Competências;
- Posição.
Tudo isso, dentro de uma sociedade e toda sua cultura, vista em homens, mulheres, crianças e idosos. Por exemplo, em tribos indígenas, os curandeiros possuem colares que destacam sua função.
Ainda na Era Primitiva, encontram-se diversos registros que apontam o uso desse acessório como um amuleto de proteção e sorte, nos quais, era comum ver ossos de animais e conchas como pingentes.
O colar choker com pingente é outro acessório que aparece em diferentes períodos históricos. Na Antiga Mesopotâmia feitos de ouro e lápis lazuli, na Europa de 1530, usado por Ana Bolena e, por volta de 1900, usado por Alexandra da Dinamarca.
Entre para nossa LISTA VIP. Receba ofertas com até 40% de desconto assim que elas entrarem na promoção.
Na Índia, o colar com pingente costuma ser gravado com inscrições em tradicionais línguas sagradas, para atrair riqueza e sorte a quem o usa.
Durante a Idade Média, a tendência eram os pingentes de crucifixo. Uma vez que, o catolicismo exercia grande influência sobre a joalheria da época.
Hoje em dia, depois de tanto simbolismo, os pingentes representam uma expressão de sentimentos, gostos, personalidade e estilo de uma pessoa.
É uma forma de carregar junto ao peito, algo que possui um próprio simbolismo. Como caso do colar com pingente para cachorro, que representa o amor a esses animaizinhos!
Neste mês!
Os produtos brincos grandes, pulseira de perola, brincos de festa, brinco de pedra, brincos pequenos, pulseira de bolas, pingente para colar, escapulario masculino e pulseira banhada a ouro masculina são os produtos mais procurados em nossa loja virtual.
Modelos De Colar Com Pingente
Localizado logo abaixo do rosto, o pescoço é uma região que atrai a atenção por estar facilmente a altura dos olhos.
O que faz com que o colar seja muito bem pensando na hora do uso, considerando uma combinação com a roupa que será usada. Sempre em busca de elegância e sofisticação!
Você pode optar entre modelos simples e discretos assim como por aqueles mais modernos e até mesmo extravagantes, com pingentes que também variam em formato, cores e materiais usados.
Quanto às pedras, as mais usadas são as zircônias, encontradas em diversas cores. Sendo visto ainda o colar com pingente de pérola.
Então, o colar com pingente representa, hoje, um simbolismo individual capaz de ressaltar a beleza de qualquer pessoa, ao mesmo tempo que destaque seu estilo pessoal!
1. Colar com pingente de filhos:
É um acessório clássico que representa o amor incondicional de uma mãe, essa é uma ótima opção de presente para o Dia das Mães, para dar a quem acabou de ter um filho ou, a qualquer outro momento.
Afinal de contas, mãe é mãe não importa a idade que seus filhos tenham! O famoso pingente de menino e menina pode ser encontrado de diversas formas e, o mais comum de todos, são aqueles de ouro que representam a pureza desse laço entre ambos.
Ou seja, esse colar assume um simbolismo de muito amor e é comumente visto com pingentes em formato de crianças. A menina de maria-chiquinha e o menino de boné, uma graça!
Para quem possui mais de um filho, é comum ver uma combinação, chegando a criar um colar com pingente de 3 filhos ou mais.
De maneira geral, essa é uma peça em estilo mais clássico e discreta que permite um uso diário para qualquer ocasião. Fazendo a mamãe se sentir sempre perto de seus amados filhos!
Tipos mais comuns:
- Pingente menino: além do menino com boné, ele pode ser representado de outras formas. Através, por exemplo, de bolas de futebol, skate, gravatinha ou qualquer outro símbolo de algo característico que eles gostem;
- Pingente menina: maria-chiquinha, rabos de cavalo, tranças ou cabelo solto, essas são as representações mais comuns de meninas. Mas, é possível encontrar ainda bailarinas e modelos trabalhados com zircônias rosas;
- Coração: algumas opções de colar para mães, são aqueles em que os bonequinhos de encontram dentro de um formato coração ou até mesmo, a combinação desses dois pingentes;
- Nomes: há mães que preferem usar apenas o nome de seus filhos de forma discreta em pingente de plaquinha. Ou até mesmo, gravados em outros formatos como de coração, redondo e relicários. Bem como, pingente no formato do nome da criança (ou dos mais grandinhos também);
- De letras: são colares personalizados, nos quais você compõe a corrente com pingentes de letra formando o nome da criança. Isso pode ser feito na horizontal ou na vertical com ajuda de extensores.
Colar Feminino? Aqui tem 🙂
Conheça também a nossa categoria geral de Colar Feminino. Temos Colar com Pingente, Colar Religioso, Cordão para Pingente, Escapulario Feminino e muito mais.
2. Colar com pingente de coração:
Outro estilo de cordão bastante comum, seu simbolismo é bastante claro e representa o amor. Por isso, essa é uma ótima opção de presente para se dar a pessoa amada.
Encontrado em diversos estilos, eles podem ser simples pingentes de prata ou ouro. Bem como, encontrados das seguintes formas:
- Pingente de pedra: são aqueles compostos por zircônias ou feito de uma única pedra, que pode ser outro tipo, lapidadas nesse formato;
- Articulados: são cordões tendência no qual, toda extensão do acessório é composta por pequenas medalhinhas nesse formato;
- Coração cadeado: em alguns modelos, inclusive, o coração possui um furo para chave e pode ser acompanhado de outro pingente desse formato.
3. Colar com pingente de girassol:
O girassol é uma flor linda que nos últimos anos vem ganhando destaque em diversas peças de roupas e sapatos, bem como, nos acessórios usados para compor o visual.
Além disso, esse acessório carrega em seu simbolismo a positividade e alegria. Sem falar que sua estética é única, devido ao formato diferenciado dessa flor que mistura delicadeza e presença marcante.
Para muitos, ele é considerado sinal de boa sorte e prosperidade devido a sua cor amarela, o que faz com que ele seja comumente vendido como semijoias de ouro.
- Clássico: uma opção linda e delicada, são pingentes pequenos que levam o formato da flor e que podem ser acompanhados de pequenas zircônias em toda sua extensão ou apenas no “miolo” da flor;
- Artesanais: são opções diferenciadas e cheias de estilo, comumente utilizadas no dia-a-dia em looks mais descontraídos. Esse tipo de acessório pode ser um pingente feito de biscuit preservado em resina, envernizado ou “cru”. É possível encontrar pingentes com flores naturais desidratadas ou em formação preservadas dentro do vidro.
4. Colar de ouro feminino com pingente:
Quero falar agora de um clássico, o colar com pingente letra que representam a inicial ou o nome todo da menina/mulher.
Esse estilo é bem tradicional e pode ser encontrado em diversos formatos. Letras simples, trabalhadas, cravejadas em pedras, grandes, pequenas, etc.
Ou até mesmo, um colar com vários pingentes para cada letra do nome, formando-o!
5. Colar de couro com pingente:
É um estilo de colar longo com pingente ou até mesmo curto, utilizado tanto por mulheres quanto por homens a fim de compor um look mais moderno, ousado e casual.
De maneira geral, eles são acompanhados de pingentes feitos de materiais simples, como aço por exemplo.
6. Outros estilos de pingentes:
- Colar preto com pingente: sua corrente costuma ser de couro, camurça ou outros materiais acompanhados de pingentes com figuras vazadas e pedras brutas;
- Pingente animal: os dois estilos mais comuns são o colar com pingente de cachorro e aquele com pingente de gato que representa amor aos animais. Mas, é possível encontrar de coelho, cauda de baleia, pássaros, elefante e muito mais;
- Cordão fé: um dos mais procurados é o colar com pingente do divino Espírito Santo que representa a fé cristã, assim como, o pingente de crucifixo;
- Colar com pingente de folha: delicados e muito buscados, esse tipo de cordão pode ser trabalhado de forma casual e, até mesmo, mais formal e elegante;
- Pingente masculino marsa: é um simples traço comumente utilizado na cor prata e que ajuda a compor o visual, de forma discreta.
Como Escolher Esse Acessório?
- Estilo: escolha algo que representa você mesma ou a pessoa a ser presenteada, se atentando ao simbolismo do pingente escolhido;
- Tipo da corrente: as mais duráveis são as semijoias, ouro, prata, couro e aço inoxidável. Podendo ser utilizadas no dia-a-dia sem riscos de afetar sua qualidade e perder a peça rapidamente.
Qual o melhor material a ser usado?
Na hora de escolher um colar com pingente para si mesmo ou de presente, é preciso prestar muita atenção na qualidade da peça. Principalmente, se ela for ser usada no cotidiano.
De modo a evitar alergias, inflamações ou deterioramento rápido do acessório, levando a sua perda.
O mais indicado são semijoias de ouro ou prata e materiais como o aço inoxidável. Pois, possuem uma duração elevada devido a pureza do material e são considerados alergênicos.