Chegou a hora! Os brincos de bola se tornaram a tendência queridinha entre it girls e celebridades do mundo todo. Desse modo, ele já pode ser facilmente visto por aí, devido a essa forte influência.
Todos os anos, durantes os desfiles de moda, muito se fala sobre as tendências de tecidos, estampas, texturas e cortes vistos nas modelos, certo? Mas, a indústria da moda, que inclui os personal stylist das famosas, presta muita atenção ainda nos acessórios ali usados.
Afinal de contas, são esses eventos que ditam as próximas grandes tendências e finalmente, a bola é o formato geométrico da vez!
Mas, não é assim tão simples, pois, não é apenas um modelo que configura a tendência. Apesar de grande parte dela ser o modelo de brincos grandes de bola ou mais conhecidos como maxibrincos.
Então, o que não vão faltar são opções para se adequar ao estilo de cada mulher!
Tradição Dos Brincos De Bola
Apesar de não sabermos especificamente como esse modelo de brinco surgiu, a tradição do acessório em si já é bastante conhecida. Isso porque segundo pesquisadores, os brincos são datados desde 2500 a.C.
Ou seja, há milhares de anos já há registros e indícios de seu uso em diferentes culturas ao redor do mundo. Sendo dentro da cultura do Egito Antigo, que mais vemos a sua retratação.
No mundo todo, eles eram descritos ainda como uma espécie de amuleto, acredita-se que seu uso trazia sorte e proteção. Enquanto em algumas culturas, prosperidade e riqueza, traduzidos como um símbolo de poder e status social.
Contudo, apenas na modernidade que os brincos se tornaram acessórios populares fabricados desde em versão mais simples, como as bijuterias, até mesmo, naquelas mais elaboradas com:
- Metais nobres;
- Pedras preciosas;
- Banhos para folheamento;
- Entre outros.
Os brincos de bola mais antigos, eram feitos em tribos indígenas através da perfuração das sementes locais. No Brasil, inclusive, até hoje sua produção é feita garantindo o sustento de muitas famílias!
Modelos De Brincos De Bola Tendência
No dia-a-dia, com certeza os brincos de bola irão se tornar uma peça indispensável na criação do seu visual caso deseje aderir a essa tendência também.
Diversos outros formatos geométricos já estiveram em alta nos últimos anos, principalmente os triangulares. Mas, apostar em formatos arredondados é o que grandes personalidades tem feito.
No entanto, com tantas opções como escolher, não é mesmo? Quero primeiramente dar algumas dicas sobre a disposição da peça e como elas podem se comportar em seus looks.
Entre para nossa LISTA VIP. Receba ofertas com até 40% de desconto assim que elas entrarem na promoção.
- Grandes: são aqueles mais ousados e que engloba grande parte dessa tendência. Indo desde os formatos grandes padrão até os mais “exagerados” considerados maxi. Mas, cuidado com a escolha para não pesar demais no visual ou desvalorizar a região do rosto. Esse tipo de modelo fica melhor em mulheres com pescoço medianos e longos, pois, dão espaço para a peça se acomodar sem ficar esbarrando no ombro. Além disso, eles combinam muito mais com roupas neutras, minimalistas e discretas, já que irão ser um destaque natural;
- Assimétricos: são aqueles que não seguem apenas um padrão visual, ou seja, que nem todos os seus componentes possuem o mesmo tamanho. Eles são perfeitos para quem não sabe qual tamanho escolher ou gosta das opções intermediárias. Uma vez que, ele irá jogar com isso, cria ilusões crescentes e decrescentes, por exemplo.
1. Brinco de bola grande:
Para começar, quando falamos de brincos de bola grande a maior tendência nesse momento são as versões maxi, bem chamativas pela forma como são dispostos.
O brinco tendência é composto por diferentes esferas posicionadas uma embaixo da outra com apenas uns espaços entre cada uma delas. Sendo essa, devido apenas a peça que as conectam.
Entre as inúmeras opções, a mais popular é o modelo crescente. Ou seja, aquele em que a primeira esfera que fica próxima ao lóbulo da orelha, é a menor.
Mas, que conforme vão sendo dispostas, há uma diferença de tamanho em cada uma delas. De maneira geral, são utilizadas cerca de 4 esferas nesse modelo e em tamanhos um pouco menores, apenas 3.
Dispor menos que isso não é comum já que não realça o efeito crescente a ser trabalhado. Apesar de ser um pouco menos comum, também se encontram modelos decrescentes é claro.
Contudo, nessas versões a peça já começa com uma esfera de tamanho intermediário a pequeno, reduzindo ainda mais conforme “desce”.
A outra versão, também muito procurada desse modelo de brinco, é aquele em que as esferas seguem o mesmo tamanho ao longo de toda a peça!
Detalhes dos brincos de bola maxi:
- Acabamento: a peça começa com sua primeira esfera na região do lóbulo como havia mencionado, certo? No entanto, nesta região ela aparenta ser uma esfera para quem vê de frente, pois, de lado é possível perceber que ele possui apenas a metade. É a maneira como ela é produzida de modo a ficar rente a orelha tornando seu uso confortável e bem ajustado;
- Bola achatada: seguindo ainda o mesmo estilo descrito, algumas versões não são criadas com esferas e sim, formas redondas em 2D (planas).
Em relação ao material, esse varia muito e encontram-se opções desde metais crus como a prata e o ouro, principalmente as semijoias folheadas.
Tem aqueles completamente cobertos por pedrarias, imitando pérolas e até mesmo micro miçangas que formam uma esfera grande. Porém, a mais comum são as esferas cobertas por linhas finas.
2. Brinco de bola colorida:
Os brincos de bolas coloridas é outro também que se encontra nessa tendência, parte dele mesmo, envolvido com o modelo citado acima:
- Efeito degradê: os maxi brincos de argola com dimensionamento crescente seguem ainda um outro padrão em muitos modelos, é o efeito degradê que vai escurecendo conforme o aumento das esferas. Podendo ser cada peça de uma cor ou uma mudança gradual em cada uma delas não possuindo tonalidades únicas.
Brincos de Festa? Temos 🙂
Conheça também a nossa categoria geral de brincos. Cada um mais lindo que o outro.
Outro modelo bastante comum para essa versão colorida, são os brincos de argola. Sim! Uma tendência dupla que une as esferas e a clássica argola.
Algumas das versões, mais fáceis de se achar, são aquelas nas quais vemos miçangas de bola por toda a extensão do aro. Em geral, esse é fechado para criar uma dupla ilusão do formato arredondado.
Mas, vemos ainda modelos onde apenas a parte inferior do aro possui miçangas. Essas costumam ser móveis onde a central possui um tamanho maior, sendo envolvida por outras duas ou quatro menores, metade em cada lado.
Você encontra ainda modelos mais simples de apenas uma bola mesmo, com cor vibrante e tamanho mediano. Enquanto outras são envolvidas por outros formatos geométricos como o triângulo voltado para baixo.
Por fim, outro modelo que tem se destacado bastante é o brinco com um círculo vazado no qual, são penduradas três bolas:
- Uma da cor do círculo e bem próxima a ele;
- Outra presa por corrente um pouco mais afastada;
- A última, também em corrente abaixo da anterior.
Ou seja, é outra forma de criar um efeito crescente através da disposição lado a lado. Sendo que geralmente as bolas presas por correntes possuem uma cor diferente da outra.
Opções De Brinco De Bola Dourado
Os brincos de bola folheados a ouro são semijoias que dão um destaque pela cor vibrante do dourado e pela pegada mais clássica que confere a peça.
Sendo assim, encontrado em diversos modelos já mencionados aqui. Tal como, os de esferas crescente e decrescente ou até mesmo, as bolas planas dispostas uma abaixo da outra da mesma forma.
Porém, o grande destaque mesmo é o modelo que mistura bola e argola, causando um duplo efeito circular. O brinco é composto da metade de uma esfera que é presa ao lóbulo da orelha, dando parte uma argola de espessura larga.
Quem gosta de acessórios mais discretos e, arrisco a dizer, românticos, outro clássico é o brinco de meia esfera dourada com pérola de pingente.
- Brinco bola dupla: por fim, temos ainda o estilo de brinco que na parte da frente da orelha, vemos uma pequena esfera dourada e na parte traseira, como fecho e complemento, uma esfera em um tamanho bem maior.
Como preservar esse material?
O brinco é um dos acessórios que mais entram em contato com a pele e em uma das regiões mais sensíveis que temos, pois, ela representa um furo que transpassa a orelha.
Dessa forma, os riscos de ter uma alergia são maiores do que quando usamos relógios, pulseiras e colares. Por isso, investir em materiais folheados a ouro vale muito a pena!
Isso porque o ouro é um material nobre alergênico, o que é indicado pelo seu grau de nobreza – baixa quantidade de outros metais em sua composição.
Mas, apesar disso é importante cuidar dele para manter seu brilho e elevar a durabilidade, se tornando assim, uma peça que pode até mesmo ser repassada em família.
- Armazenamento: mantenha ele guardado em caixinhas, saquinhos de papel ou envolto em papel maché, separado de qualquer outra peça. Isso irá evitar arranhões e a exposição ao sol;
- Conservação: procure colocar seu brinco sempre após a aplicação e secagem de produtos como desodorantes em aerossol, perfumes e creme hidratante. Pois, sua aplicação posterior pode expor o material a oxidação que acaba removendo o brilho e escurecendo a peça.